top of page

Sexagem de Aves por meio do DNA

A determinação do gênero de aves através de DNA (sexagem de aves por DNA) é uma ferramenta não cirúrgica utilizada por veterinários, criadores e proprietários de aves para conhecer o sexo de suas aves que não podem ser determinados através da aparência física e outras características.

Sangue x Pena

A sexagem pode ser executada com as amostras de sangue, de pena (de cartucho ou bulbo seco) ou da casca do ovo. O sangue das aves é uma excelente fonte de DNA e por muitos anos foi o único tipo de amostra utilizada para exame.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Entretanto, às vezes coletar uma amostra de sangue é incômoda, e ocasionalmente, mesmo impossível. 

Com os avanços recentes na tecnologia do DNA, nós podemos extrair o DNA necessário para determinar o sexo de sua ave a partir de algumas penas retiradas. O sangue e as amostras de pena são igualmente de confiança e fornecem o mesmo nível de exatidão do teste. O DNA é DNA não importa de onde é extraído. O método que você escolher depende unicamente de sua preferência.

O exame pode ser feito em penas ou sangue de acordo com a sua preferência!

Vantagens da Sexagem por meio de DNA

Comparando os exames tradicionais como a endoscopia, a sexagem através de DNA:

  • Diminui o risco de machucar as aves;

  • Não há necessidade de transportar o animal (sem stress por transporte);

  • Pode ser feito em qualquer idade (ideal para sexagem de filhotes);

  • É confiável devido ao uso de alta tecnologia;

  • Para cada análise é necessário somente 2 peninhas novas ou 4 penas de bulbo seco, uma gotinha de sangue coletada em nossos kits ou somente pedaços de casca de ovo coletadas após o nascimento.

bottom of page