top of page

Como criar Larvas - Tenebrio 
 

Diversas espécies de animais mantidas em cativeiro são insetívoras (comedoras de insetos) e necessitam de um aporte de insetos regulamente. De fato já existem rações comerciais balanceadas que substituem a ingestão de insetos do ponto de vista nutricional.Mas, o valor nutricional dos insetos é apenas uma das vantagens que apresentam como alimento. Um dos principais benefícios esta relacionado ao instinto de caça que despertam no predador, proporcionando uma benéfica distração aos animais mantidos em cativeiro, que muitas vezes adoecem e morrem devido à monotonia.

 

 No entanto, é preciso frisar que a qualidade sanitária dos insetos produzidos depende, entre outros fatores, do rigor sanitário que existe no manejo do criatório. Podemos entender a necessidade desse tipo de manejo se analisarmos a diferença sanitária entre a carne do “porco” criado em lixões (que pode transmitir diversos tipos de doenças) e a do “suíno” criado em granjas controladas (que é uma carne saudável e de alto valor nutricional).

 

Trata-se da mesma espécie de animal, porco doméstico (Sus scrofa), porém são alimentos totalmente diferentes.Portanto, o comentário ocasionalmente feito nas rodas de passarinheiros, de que tenébrios transmitem doenças e podem levar os pássaros à morte, é uma grande injustiça com esses insetos que são limpos de natureza. Basicamente esse tipo de comentário envolve situações que ocorrem com insetos oriundos de colônias sem as mínimas condições de higiene, verdadeiros “lixões”, nos quais são depositados restos vegetais e outros alimentos para que entram em putrefação contaminando assim, com bactérias e micotoxinas, todos os insetos da colônia.   

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

--Fonte: Revista Pássarinheiros & Cia - ano VI - nº 39 - jul/ago 2006 TENEBRIO MOLITOR CARACTERÍSTICAS E HÁBITOS O bicho-da-farinha ou tenébrio é o nome dado às larvas do Tenebrio molitor, um besouro do género Tenebrio, representante típico da família dos tenebrionídeos, de cor preta ou pardo-escura, que constitui pragas bastante vulgares.

 

Como todos os insectos holometabólicos, atravessa quatro estágios na vida: ovo, larva, pupa, e adulto. As larvas medem tipicamente cerca de 2,5 cm e os adultos vão de 1,25 cm a 1,8 cm de comprimento.Ciclo reprodutivo[editar]O tenébrio, como todos os besouros, submete-se a uma metamorfose completa, passando pelos estágios de ovo, larva, pupa e besouro adulto.

 

O ciclo reprodutivo se completa em 6 meses, estando, no entanto, muito sujeito às condições de temperatura, umidade, nutrição e iluminação. São de hábitos noturnos, não suportando a luz solar. Baixas temperaturas poderão retardar ou até mesmo impedir seu desenvolvimento. A temperatura ideal para o seu desenvolvimento fica entre 28 e 32 °C.Os besouros apresentam dimorfismo sexual evidente, estão maduros sexualmente no décimo dia e vivem por cerca de 60 dias.

 

Uma fêmea pode efetuar a postura de cerca de 300 ovos que aderem às partículas do substrato e eclodem após 15 dias.A pele da larva, denominada exoesqueleto, é quitinosa e não acompanha o desenvolvimento da larva, sendo substituída por até quinze vezes antes que essa se torne uma pupa, em um processo chamado ecdise. A duração da fase larvar é de aproximadamente 90 dias e uma larva pode atingir 3 cm de comprimento e 1 g de peso.

 

No final do seu desenvolvimento, sobem para a superfície do substrato e iniciam a fase de transformação, quando são chamadas de pupas ou crisálidas. As pupas não se alimentam e movimentam-se apenas por contorções dorso-ventrais quando estimuladas pelo toque.Permanecem nesse estágio por 15 dias, quando viram besouros adultos..FONTE: Wikipedia  http://pt.wikipedia.org/wiki/Bicho-da-farinhaPARTE DE MINHA AUTORIA local de criação : deve ser um recipiente  onde evite fugas  e evite a entrada de predadores ( aranhas , lagartixas ,formigas , ratos escorpiões ...) esse ambiente de criação tem que ser escuro de preferencia e com entrada de ar  !! segue o link de modelos de caixa

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

As larvas e besouros podem ser adquiridas de pessoas que já criam ( nesse caso espere a próxima geração de larvas para fornecer a ave )  ou compra na net ,tem vários sites de venda !!! ja tem o local pra crialos ? ja tem as larvas ou besouros ? caso as respostas sejam sim vamos la .uma coisa fundamental na criação de tenebrios e o controle da umidade ,mais isso falo no final . eu forneço farelo de trigo ,farinha de quibe , farinha de trigo sem fermento ,farinha de mandioca ,farinha de rosca ,pão duro inteiro (não pode ta mofado ),farinha lactea ,leite em pó ,fuba, biscoito crem crak  ,amendoim com casca ,...papel de pão sem empresam misture todos os ingredientes menos o papel .depois de misturado coloque por sima o papel . com um borrifador de agua faça cerno no papel de forma que não encharque pois como disse no inicio o controle da umidade e fundamental faça essa rega de 3 x 3 dias .esse controle de umidade e o que garantira a qualidade das larvas e não terá problemas de contaminação das aves não deixe sua colonia de larvas onde bata sol obs:a proporção dos ingredientes são as mesmas a unica que vc triplica e o farelo de trigo  lembrando agente é o que come !!! NÃO coloque alimentos estragados ,mofados ,... na criação pois ira contaminar as larvas e consequentemente as aves !!!

 

Postado por Moderador Chefe  dos Criadores de Pássaros - Franqlim Pereira

 

bottom of page