top of page

 

 

 

 

Pintassilgo da Venezuela / Tarin

CARDUELIS CUCULLATA

 

 

Informações:

ORDEM: paseriforme FAMILIA: fringilido GENERO: spinus ou carduelis ESPECIE: cucullata Em 1930 um criador Alemão descobriu uma nova gama de canários, os de factor vermelho existentes na actualidade, todos eles descendem do cruzamento entre um cardinalito (carduelis cucullata) macho e um canário (serinus canaria) fêmea.

Feito triste este para o nosso pequeno Spinus, já que foi o principio do seu próprio fim como ave selvagem. Ate essa descoberta o cardinalito era um pássaro que como o nosso pintassilgo (carduelis carduelis) se capturava o macho pela sua beleza e agradável canto.

A captura de cardinalitos foi enorme mas com uma diferença crucial do nosso pintassilgo, o habitat natural do cardinalito era muito reduzido. Como o seu nome em Português indica (cardinalito da Venezuela) este e originário da Venezuela, mas à muitos anos a traz também habitava certas zonas da Colômbia, onde infelizmente desde 1947 esta desaparecido ate aos dias de hoje, Actualmente o cardinalito e uma espécie difícil de encontrar em estado selvagem, devido ao seu tamanho e especialmente a sua escassez vêem-se muito raramente em zonas dispersas e sempre em pequenos grupos que muitas das vezes são todos familiares. É a ave mais ameaçada de Venezuela nos dias de hoje, a sua distribuição territorial ocupa menos de 20% duque a 60 anos a traz.

Estima-se que a sua população actual seja entre os 600 e 800 exemplares em toda a Venezuela. O cardinalito em estado selvagem inicia a criação na época da chuva (Inverno) devido as condições climáticas da zona. Fazem normalmente uma só postura e os poucos casais que iniciam uma segunda 90% das vezes fracassam, este e um dos grandes problemas, associado a desflorestação e as capturas ilegais que estão levando o cardinalito a sua extinção.

Na Venezuela um cardinalito selvagem pode ser vendido entre os 250 e 400 euros e os poucos que chegam a criar em cativeiro ficam os criadores com eles e dificilmente os vendem. O tamanho do cardinalito e de 10 centímetros sendo as fêmeas um pouco mais pequenas, havendo no entanto um exemplar que habita na zona oriental da Venezuela que chega a medir 11 centímetros. A sua alimentação e baseada em sementes, flores de uma grande variedade, ervas selvagens, frutas e pequenos insectos. Habita normalmente zonas entre os 400 e os 1000 metros de altitude, com uma temperatura constante todo o anos entre os 17 e 22 graus e uma humidade muito baixa. Muitas mortes nos cardinalitos dão-se nos dois dias seguintes a compra destes devido a falta de informação do novo dono que no entusiasmo de adquirir as aves se esquece de recolher a máxima e necessária informação sobre as aves adquiridas.

O cardinalito e uma ave muito activa, a sua digestão de agua e comida e efectuada em apenas alguns 30 a 40 minutos, para o que alerto muito cuidado pois facilmente então em stress, e uma vês neste estado alguns exemplares mesmo estando com sede são incapazes de beber a agua que tenhem a frente do seu bico, o mesmo se passa com a comida. Na minha opinião a aquisição de cardinalitos deve fazer-se o mais cedo possível, pois quanto mais novas forem as aves melhor e mais facilmente se adaptam as novas instalações.

bottom of page