
Pintassilgo Português
CARDUELIS CARDUELIS
Origem: europa, ásia central e ocidental e áfrica
Características
Tamanho: 12cm a 17cm
Cores e variedades: Muitas mutações cromáticas têm sido preservadas. Algumas delas são castanhas, cor de ágata, pastel, amarelo-claro, branco, de pescoço branco "malhado", ventre amarelo e variações nacaradas.
Veja as fotos abaixo:
Existem diversas subespécies de pintassilgos. As espécies mais divulgadas na criação são o pintassilgo pequeno e o pintassilgo grande (Carduelis carduelis major). O Pintassilgo é uma espécie protegida em alguns países. Existem requisitos e restrições legais relativamente à criação e ao comércio desta aves nestes países.
Comportamento
De um modeo geral, estas aves adaptam-se muito bem à vida em aviário misto e, habitualmente, têm um convívio amistoso com outras aves da mesma espécie. Se pretende obter bons resultados na criação, é aconselhável manter um casal de criação numa gaiola separada, sem a presença de outras aves que o possam pertubar.
Não mantenha esta espécie em coabitação com canários, uma vez que estas duas espécies criam híbridos.
De um modeo geral, os pintassilgos são aves muito activas e gostam de passar muito tempo entre a vegetação. Os machos são donos de um canto muito belo e distinto. As fêmeas também cantam, mas o seu canto é ligeiramente menos fascinante.
Confinamento
Pode criar pintassilgos num aviário espaçoso ao ar livre ou num aviário ou gaiola em recinto fechado.
É importante que o alojamento possua plantas em abundância, para que as aves se sintam masi confortáveis. As plantas perenes, tais como as coníferas e os abetos, são as mais apropriadas.
