top of page

 

 

 

 

Papagaio Verdadeiro

AMAZONA AESTIVA

Origem: Brasil

 

Características

pode emitir sons semelhante à voz humana.

Tamanho: Mede aproximadamente 36 cm, chegando a atingir 400g.

A característica mais marcante do papagaio é apresentar o bico negro e os pés com dedos opostos e penas coloridas.

Cores: tem em destaque a fronte azul, e o amarelo que se estende por cima e por trás dos olhos contornando-os. Quando jovens, possuem cores mais pálidas em especial na cabeça. A íris do olho é marrom escura e laranja no adulto. É nesta fase que eles devem ser acostumados ao convívio com a família.


 

Tempo de vida: aproximadamente 20 anos, entretanto, quando bem cuidado, em cativeiro pode chegar aos 60 anos de idade.

Comportamento

Entre os papagaios, o macho e fêmea voam tão juntos um do outro que o casal parece ser uma grande e fabulosa ave de quatro asas.

A melhor defesa que possuem é ficarem imóveis e calados. Os movimentos lentos que assumem ao andarem, treparem ou comerem parecem ser prudentemente calculados servindo também para se ocultarem ainda melhor; na mata traem-se mais pelo barulho de frutos que fazem cair no solo.

Emite um sinal de satisfação e tranqüilidade, no poleiro, através de um estalo produzido pela raspagem da mandíbula contra as ondulações da superfície do "polato".

São muito barulhentos. É o melhor falador dentre os psitacídeos nacionais; treinado desde pequeno, continuam a aprender por vários anos.

Voz: "krik-kiakrik-krik-krik", "kréo" (bem típico), "rak-áu" (voando);

Canto melodioso: "drüo druo-druo-druo drüo drüi dü; pedinchar do filhote "ga, ga, ga, ga".

 

Confinamento

O tamanho do viveiro depende de como se pretende manter seu papagaio em cativeiro. Se a ave for confinada, o viveiro deverá ser grande o suficiente para permitir o vôo e uma vida confortável. As dimensões podem variar sendo no mínimo 1,6 m de largura x 2,5 m de altura x 3 m de comprimento. Gaiolas suspensas podem ser menores sem problemas para as aves: ressaltando também o tamanho mínimo de 80 cm de largura, 80 cm de altura e 1,80 m de comprimento. Os viveiros e gaiolas suspensas devem ter uma área coberta contra chuva e sol e para a proteção da caixa-ninho.

Se a ave é mantida solta em jardins ou em casa e é presa somente à noite, a gaiola pode ser pequena, como as que são vendidas em lojas especializadas para pássaros. Porém, a gaiola deve ser grande o suficiente para permitir ao papagaio abrir a asa e movimentar-se com facilidade. A tela usada na confecção das gaiolas não deve estar contaminada com material tóxico como zinco ou chumbo. Se a tela for pintada, deve ser usada tinta que não tenha esses metais pesados em sua composição.

Não mantenha aves amarradas ou presas por corrente. Este é um procedimento desumano e que pode trazer danos à saúde da ave. Não mantenha papagaios permanentemente fechados em gaiolas, pois são aves inteligentes e precisam de espaço e atividade. A gaiola é indicada apenas para o período noturno ou para poucas horas de confinamento.

Pode-se manter papagaios em poleiros tipo T. Esse poleiro é onde a ave permanece solta e em descanso, podendo observar e interagir com as pessoas à sua volta. O poleiro em forma de T pode ser confeccionado pelo próprio proprietário, compreendendo uma estrutura de suporte e um poleiro.

Os poleiros das gaiolas e dos viveiros devem ser de madeira, cilíndricos e de espessura que permita à ave se agarrar firmemente. Recomenda-se galhos de árvores de diâmetro adequado às patas da ave, pois permite à ave exercitar-se com poleiro de diferentes diâmetros. Evite poleiros finos ou grossos demais, pois podem causar problemas às patas e articulação das aves. Poleiros ásperos, com espinhos ou de árvores tóxicas devem ser evitados.

 

Reprodução

O papagaio verdadeiro é uma ave que acasala com um só parceiro por toda a vida.
Nidificam nos troncos ocos de palmeiras e outras árvores; aproveitam-se de fendas pela decomposição, em rochas erodidas ou até em barrancos.
Afofam o fundo de suas cavidades com madeira triturada, o que facilita a secagem do fundo banhado pelas fezes líquidas.
A postura é de 4 ovos. Os filhotes abandonam o ninho após dois meses.

Essa espécie começa a reproduzir tarde, com 3 a 4 anos de vida onde atingem a maturidade. Nidificam de setembro em diante.
Os papagaios não gostam de ser incomodados na época do acasalamento. A fêmea sai do ninho poucas vezes e se alimenta muito pouco. O período de incubação é de 28 dias.


Obs: Em cativeiro os papagaios mantidas em casais devem ter acesso a um ninho tipo caixa. Internamente é utilizado cepilho de madeira não tóxica como substrato para os ovos e filhotes.

 

bottom of page