top of page






Características

 

Obs: As Araras pertencem a dois gêneros: Ara e Anodorhynchus.

Anadorhynchus huacinthinus (preta)
Ara macao (vermelha)
Ara chloroptera (verde)
Guaruba guaruba (ararajuba).

Arara Vermelha
Ave cujas coberteiras médias superiores das asas são amarelas. Distribui-se do México até o Brasil. (sinônimos: Aracanga, Araracanga, Ararapiranga, Arara-Macau).

Espécie: Ara macao.

Arara Vermelha Grande
Ave caracterizada pelas coberteiras superiores médias das asa de intenso verde.

Distribui-se desde o sul da América Central ao Paraguai, e ao norte da Argentina.

 

Araraúna (ou Araruna)
Essa ave pode ser encontrada nos campos cerrados do Brasil; as penas são de um azul bem escuro. É a maior das araras. (sinônimos: Arara-Preta, Arara-Azul).
Espécie: Anodorhynchus hyachinthinus.

Tamanho e ou envergadura: É considerada uma das maiores aves podendo atingir até 98 cm de comprimento.

Cores tipos ou Variedades: As araras são capazes de articular sons imitando palavras humanas ou vozes de outros animais. São aves de fôlego curto, não cruzam longas distâncias, não voam muito. Mas são aptos a mover-se entre os ramos das árvores, graças ao formato do bico e de suas patas. O bico é robusto, em forma de gancho, e dos quatro dedos, dois dirigem-se para frente e dois para trás (pé zigodáctilo). A arara manipula o alimento com o pé. Anel perioftálmico, pálpebras e uma faixa na base da mandíbula amarelos. A língua é negra com uma tarja amarela longitudinal.

Tempo de vida natureza e ou cativeiro: As araras podem viver aproximadamente 60 anos.

Canto: Vivem aos bandos, nas florestas da América do Sul, onde é seu ambiente natural. Ao partir em busca de frutas, sementes ou brotos que constituem sua alimentação, emitem gritos estridentes, com grande alarido. Quando muito famintas, chegam a devastar plantações inteiras.

 

Confinamento

 

Viveiros: O ideal para esta espécie, é a utilização de viveiros espaçosos para que possibilite o vôo. Envolto de telas, os viveiros devem conter poleiros e plantas para que a ave se sinta o mais confortável possível, evitando o estresse.

Quase todas as espécies de psitacídeos se adaptam com facilidade ao cativeiro.

 

Reprodução

 

A espécie é monógama, permanecendo unidos por toda a vida. Uma vez juntos o casal não se separa.

Identificação: Os machos e as fêmeas quase não apresentam dimorfismo sexual. Os machos normalmente são mais robustos, principalmente no bico, com a cabeça mais quadrada. A cauda também é maior.

Postura: Os ovos são redondos com a incubação ao redor de 30 dias. Os filhotes abandonam o ninho com 15 semanas de idade.

Gaiolas & Ninhos

Ninhos: As longas penas das caudas das Araras chegam a medir mais de um metro e servem ainda para assinalar seu ninho. Com efeitos, seus ninhos são feitos de preferência em ocos no alto do tronco de palmeiras. Mas como a ave só escava o suficiente para abrigar seu corpo, a longa cauda fica pendente, denunciando-a.

bottom of page